sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

04/02/2011 08h15 - Atualizado em 04/02/2011 10h09 Falha em sistema de proteção provocou pane no NE, diz Chesf

4/02/2011 08h15 - Atualizado em 04/02/2011 10h09
Falha em sistema de proteção provocou pane no NE, diz Chesf
Diretor diz que energia já foi restabelecida nos 8 estados atingidos.
Companhia diz querer passar "mensagem de tranquilidade".
Do G1, em São Paulo
imprimir
A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4) ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, segundo disse, nesta sexta-feira, o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.
"Houve uma falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, ele deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões", afirmou. Os sistemas de três usinas foram atingidos: Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.


Apagão atingiu oito estados do Nordeste na madrugada desta sexta-feira (4) (Foto: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/AE)
saiba mais
Apagão atinge parte do Nordeste
'Não há treva onde há luz', diz Ivete sobre blecaute antes de show na BA
De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas.
Quase toda a região ficou às escuras por volta das 23h30 (horário local). O fornecimento de energia foi retomado parcialmente perto das 4h, em Alagoas.
Uma nota oficial sobre a falta de energia elétrica será divulgada perto das 11h pela Chesf, conforme informou a assessoria de imprensa da companhia.
Só na Bahia, segundo a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba), 4,2 milhões de consumidores foram afetados. O sistema foi completamente normalizado às 3h36 (horário local).
"Em oito anos que estou na direção da companhia, nunca foi registrada uma ocorrência como essa. Foi a primeira vez. Quero passar uma mensagem de tranquilidade para as pessoas. Não tem como acontecer novamente", disse Arnaud. Segundo ele, como prática, esse apagão será exaustivamente analisado pela Chesf.
A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que está em processo de apuração do ocorrido e deve se manifestar ainda nesta sexta sobre as causas do apagão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que aguarda um relatório detalhado do ONS para fornecer informações oficiais sobre o apagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário