domingo, 20 de fevereiro de 2011

Lula: “Elias mentiu e recebeu o troco”




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), rompe o silêncio depois do episódio no qual bateu boca com o ex-prefeito e hoje prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), na recente visita feita ao município pelo governador Eduardo Campos (PSB). Garante que, em nenhum momento, agrediu o adversário e desabafa: “Quantas vezes Elias quiser, eu vou desmenti-lo. Agarra-se em inverdades para agredir a mim e ao povo do Cabo, porque não engole uma gestão que tem mais de 80% de aprovação”, afirma. Nesta entrevista, Lula diz que, mais uma vez, derrotará o grupo de Elias Gomes no Cabo, porque, segundo ele, o município virou o maior canteiro de obras de Pernambuco. O trabalhista deixa transparecer ainda que transferir seu domicílio eleitoral para o município vizinho de Ipojuca, para disputar a Prefeitura em 2012, não  é uma possibilidade descartada. No plano estadual, afirma não ter mais dúvidas de que o próximo voo do governador Eduardo Campos deve ser o Palácio do Planalto.

O que de fato ocorreu na visita do governador ao Cabo entre o senhor e o prefeito de Jaboatão?No campo pessoal, não tenho absolutamente nada contra Elias Gomes, meu adversário histórico no Cabo. Mas na política, a distância que nos separa é infinita e assim sempre será, porque ele tem um estilo reprovável, mas que é dele próprio, de agredir com inverdades. Não o agredi nem fui grosseiro com ele em nenhum instante. Apenas me irritei e fui duro, o encarando olho no olho, porque na manhã daquele dia da visita ao governador para inauguração de uma UPA, ele havia ido a uma rádio no município para mentir descaradamente, afirmando que o PSF da Charneca havia sido fechado. Ele mentiu e o desmentirei quantas vezes por preciso. Quem falta com a verdade é desonesto, falastrão, engana a população e não pode ser levado a sério.

Quer dizer que Elias é um mentiroso?Quantas vezes for preciso eu o desmentirei. O PSF da Charneca está lá para quem quiser ver e usar. A mentira, já diz o ditado popular, tem pernas curtas. Quando ele afirma que me entregou um município organizado e equilibrado em 2009, mais uma vez mente, porque nós encontramos o caos, uma situação inadministrável, como deve deixar também Jaboatão, onde faz um governo medíocre e sem apoio da população. Para você ter uma idéia da sua má-gestão no Cabo, o Fundo Previdenciário do Município teve um desvio de R$ 4,2 milhões, usado por ele de forma  irregular. Quando assumi, levei o caso, reprovável para um gestor que se apresenta como arauto da moralidade, para o Ministério Público.

Mas ele também diz que o senhor fez e faz uma gestão que não tem o respaldo da população...Como não tem se na minha reeleição dei uma surra no filho dele com uma frente de mais de 23 mil votos? Governante reeleito é governante testado e aprovado pela população. Diferentemente dele, a nossa gestão no Cabo, tanto no primeiro mandato quanto neste, tem um rumo, uma direção e um objetivo: preparar o município para o futuro em relação a sua infra-estrutura, já que o Cabo é um dos municípios que mais atraem investimentos privados no Nordeste nos dias de hoje pela sua aproximidade com Suape, sem esquecer-se de cuidar das pessoas e fazer o social. As pesquisas me dão uma aprovação superior a 80%. E isso me gratifica muito porque estamos fazendo no Cabo em oito anos o que somente seria possível fazer em 20 anos. Anote aí: vou fazer o meu sucessor.

Mas o senhor já escolheu o candidato?Não. Ainda é muito cedo, mas o candidato que for apoiado pelo nosso conjunto em 2012 será eleito no Cabo, porque o Cabo não pode retroceder, não pode voltar a um passado nocivo ao seu povo. Quando assumi em 2009, a Prefeitura só tinha duas ambulâncias. Hoje, tem 16. Levamos o Samu, construímos um hospital infantil, uma maternidade, uma policlínica. Desapropriamos o terreno para a UPA recentemente inaugurada, fizemos o acesso ao SENAI, também instalado na nossa gestão, melhoramos o abastecimento de água, construímos 1,2 mil casas populares, enfim, dotamos o Cabo de uma boa infra-estrutura para recebermos investimentos de grande porte e gerados de emprego, como a montadora da FIAT, que é 100% no Cabo. O Cabo vive, hoje, uma era de desenvolvimento, de geração de empregos, um ambiente alegre e de alto astral, bem diferente da época do atraso do meu adversário. Agora, inspirado no slogan do governador Eduardo Campos, é daqui para melhor no Cabo.

Como está a sua relação com Eduardo. Ele tem dado a atenção que o senhor e o Cabo merecem?Eduardo é nosso parceiro de primeira hora. Seria ingratidão de minha parte não reconhecer e agradecer o apoio incondicional do governador ao Cabo. Com a visão de estadista que ele tem, que o ajudará a chegar à Presidência da República mais cedo ou mais tarde, Eduardo sabe que o futuro de Pernambuco não passa pelo Cabo, já chegou e é uma realidade no Cabo. Aqui, nós fazemos uma gestão de mão dupla com o governador, porque a nossa meta maior é dotar o município de uma grande infra-estrutura e propiciar a sua população, aos seus trabalhadores, principalmente, treinamento e qualificação para que possam ocupar as vagas de emprego que estão explodindo em Suape e nos grandes investimentos privados instalados em áreas territoriais do município. O governador nunca faltou ao Cabo e, certamente, nunca nos faltará.

Numa entrevista anterior, aliás, o senhor foi o primeiro político a lançar a candidatura dele a presidente. O senhor acha que ele já está em campanha?É verdade, numa entrevista a você, Magno, quando ninguém havia feito igual projeção. Mas, o governador não está em campanha de jeito nenhum. Quem conhece de perto Eduardo como eu conheço sabe que, no momento, a única preocupação que passa pela sua cabeça é continuar fazendo esta obra maravilhosa em Pernambuco. Consolidar o seu segundo mandato e sair do Palácio das Princesas com uma aprovação recorde. Aliás, nem precisa bater recorde, porque, hoje, no ranking nacional, ele já é o governador mais popular do País. E isso não foi construído da noite para o dia. É reflexo de uma obra grandiosa, não só do ponto de vista de projetos físicos tirados do papel, mas principalmente de inclusão social. Eu fico orgulhoso como pernambucano de poder contar com um governador tão obcecado em fazer o melhor para o seu povo e a sua gente.


 Magno Martins
Do Blog do Magno e Folha de Pernambuco



Nenhum comentário:

Postar um comentário