terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeitura do Cabo assina termo e dá apoio à 25ª Festa da Lavadeira

STADO ÀS 00:39 EM 26 DE ABRIL DE 2011

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai dar apoio à 25ª edição da Festa da Lavadeira, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta de Nº 02/11. O TAC foi assinado na tarde dessa segunda-feira (25/04), por representantes da Prefeitura, Ministério Público e produção da festa.

A festividade acontecerá 1° de maio (Dia do Trabalhador), na praia do Paiva.

De acordo com o termo aceito pelas partes envolvidas, este ano o evento será diferente, contendo apenas a parte religiosa, já que o local é Zona Especial de Turismo, Lazer e Moradia Reserva do Paiva (ZETLM), não comportando a instalação de palanques, som ou comercialização de bebidas alcoólicas. A Prefeitura, conforme determina o documento, vai realizar os trabalhos de limpeza, capinação da área, energização e iluminação, além de providenciar a sinalização do trânsito de pessoas e veículos, indicando os acessos à festa e área de estacionamento.

“A Prefeitura do Cabo se preocupa em cumprir a lei de preservação ambiental da área, mas deseja que seja uma festa bonita, animada, mantendo suas tradições”, disse Luiz Pereira, secretário Municipal de Articulação Politica e Orçamento Participativo. Segundo ele, é importante que todas as pessoas participantes deste evento se divirtam em paz e dentro da lei.

Luiz Pereira lembra que os representantes da Prefeitura ainda sugeriram o deslocamento de atividades como shows, som e comércio para uma área na praia a Itapuama, a apenas 200 metros do local tradicional da festa, o que não foi aceito pela produção do evento.

FESTA DA LAVADEIRA - É uma manifestação popular, que surgiu em 1987, quando a comunidade da Praia do Paiva, decidiu colocar oferendas aos pés da escultura de uma lavadeira no local e fazer promessas, agradecimentos e pedidos. A comemoração também tem um aspecto religioso, pois a figura da lavadeira é um ancestral, filha de Iemanjá. Durante a festa, as oferendas para Iemanjá são colocadas próximas à escultura da lavadeira, ritual dos cultos afro-brasileiros. A festividade acontece sempre em 1° de Maio (Dia do Trabalhador), na praia do Paiva, município do Cabo de Santo Agostinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário