quinta-feira, 25 de julho de 2013

Após ataque a tubarão, barco Sinuelo monitora praias de Boa Viagem e Paiva

Embarcação, que passou sete meses parada, sairá às 14h de Brasília Teimosa


Após a morte da estudante paulista Bruna Gobbi, de 18 anos, que foi atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na última segunda-feira (22), o barco Sinuelo, que é responsável por fazer o monitoramento do animal na costa pernambucana, volta a funcionar na sexta-feira (26). A embarcação, que passou sete meses parada, sairá por volta das 14h de Brasília Teimosa e fica no mar até a próxima quarta-feira (31).
O governo do Estado liberou R$ 1,7 milhão para que o trabalho dos pesquisadores continuasse. A expedição, que contará com sete homens, fiscalizará as praias de Boa Viagem e Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O pesquisador do Projeto Protuba, André Afonso, informou que serão utilizados dois métodos bem parecidos para evitar o ataque do animal.
No primeiro método, denominado espinhel, o objetivo é bloquear a entrada dos animais na costa. Serão utilizados 4 km de um fio, em cada praia, que possui uma ramificação com iscas. Ela é colocada de 1,5 km a 2 km de distância da costa. O outro método, denominado linha de espera, é bem parecido. A diferença é que o fio, que contém menos iscas, é colocado a 500 metros da praia. O pesquisador Fábio Hazin informou que, com esse monitoramento, a taxa de ataques de tubarão diminui em 90%.

FONTE:Júlia Montenegro, com informações de Mayra Cavalcanti, da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário