sexta-feira, 19 de julho de 2013

No Cabo,Prefeitura realiza nesta sexta-feira mutirão de combate à dengue

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar nesta sexta-feira (19/07) uma mobilização em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue. O mutirão, que é organizado pelo Comitê Municipal de Controle da Dengue, acontece a partir das 8h, no bairro de São Francisco, e vai percorrer diversas ruas.  A ação será executada através de uma integração entre as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura e Defesa Social.
O combate à dengue iniciará pela Rua 53 e seguirá até a comunidade do Alto do Miranda. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Pina, o mutirão recolherá materiais inutilizados pelos moradores. “Vamos orientar e promover educação em saúde”, disse. “Nosso objetivo é sensibilizar a população e mostrar que alguns materiais descartados podem acumular água em um dia de chuva”, informou ela.
Cuidados simples de prevenção podem evitar a dengue. Brinquedos, baldes e outros utensílios devem ser guardados em local coberto. Já as garrafas descartáveis, copinhos usados e outros materiais inutilizados devem ser colocados no lixo, separados do lixo comum. As plantas devem ser regadas normalmente, sendo que os pratos abaixo dos vasos precisam ficar cheios de areia para evitar o acúmulo de água. Ralos de pias também devem ser vedados com a tampinha própria para esta finalidade. As calhas devem receber inspeção e limpeza regularmente.
“O mutirão foi planejado para recolher possíveis criadouros. As pessoas precisam estar conscientes que qualquer tipo de água parada pode servir de criadouro para o mosquito da dengue”, justifica a gerente. Para o secretário de Saúde, Luís Lima, o trabalho em equipe é fundamental. “Precisamos realizar esses mutirões, que auxiliam no trabalho dos agentes e contribui com a saúde da população”, explicou Lima.
 Ascom da Saúde
Foto: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário