quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Família de pernambucana presa nos Estados Unidos pede ajuda ao Governo Estadual

Ofício já foi repassado para o Ministério das Relações Exteriores


A família da pernambucana Karla Janine Albuquerque entrou em contato na manhã desta quarta-feira (22) com a gerente geral da Secretaria de Governo do Estado, Amparo Araújo, para que este acionasse o Itamaraty através de um ofício com informações sobre Karla e fatos relevantes sobre o caso. A pasta, por sua vez, redigiu e entregou o documento ao representante do Ministério das Relações Exteriores no Recife, Isnard Penha. De acordo com Amparo, o documento chegou até Penha pelo secretário executivo de Articulação Internacional da pasta, Rodolfo Ramírez, e que o representante do Governo Federal teria se comprometido em protocolar o documento até esta quinta-feira (23) para, assim, emitir um posicionamento seguro do Itamaraty sobre o caso.


Cortesia/Facebook
KarEla está presa em Cameron Country Jail, na mesma cidade onde reside com a filha, Brownsville, no Texas
Brasília, entretanto, a assessoria de comunicação do Itamaraty afirmou que o órgão já teria sido acionado e que já está acompanhando o processo de Karla. A pernambucana está presa em Cameron Country Jail, na mesma cidade onde reside com a filha há dois anos, em Brownsville, no Texas. A primeira audiência sobre o caso está marcada para as 10h30 (horário do Recife). Por telefone, a assessoria do Ministerio das relações Exteriores informou ao Portal FolhaPE que já entrou em contato com a repartição consular em Houston (a mais próxima de Brownsville) e que a pernambucana já teria sido contactada.

Dadas as circunstâncias, Karla estaria bem física e psicologicamente e amparada por um advogado. Caberá ao Ministério observar e proteger os direitos da pernambucana, que aguardará julgamento e responderá pela ação de acordo com a lesgilação texana. O Itamaraty informou também que utilizar a Administração Estadual para contactar o Ministério não é algo imprescindível, uma vez que o contato com os governos estaduais para os brasileiros que se encontram no exterior seja mais difícil do que contactar uma representação do Itamaraty, embora em casos como o de Karla, o intermédio do Governo estadual possa servir como auxiliar. A função das Relações Exteriores do Brasil, segundo assessores, é acompanhar o caso e garantir a integridade e o respeito aos direitos da brasileira.
Fonte:www1.folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário